Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube dos Clássicos Vivos

06
Out17

"DOM CASMURRO" | MACHADO DE ASSIS

 

Machado de Assis é um escritor brasileiro, considerado um dos melhores contistas do seu País. Nunca tinha lido nada, apesar de integrar todas as listas de autores para ler antes de morrer. Posso agora respirar de alívio com esta minha falha. Não podia ter sido uma experiência literária melhor ou mais surpreendente. 

 

O livro "Dom Casmurro" foi editado em 1900. Pensava que ia encontrar uma narrativa descritiva e aborrecida, acabei por encontrar o  oposto. Machado Assis conseguiu criar uma obra que não expõe tudo e nunca deixa de ser interessante. Deixa nuances soltas em relação ao tema central e levanta questões interessantes ligadas às manobras das suas personagens. Diz que é um livro sobre traição e ciúme. Não acho que seja assim tão linear.

 

O autor escolheu muito bem a forma como contou esta história. Conhecemos apenas o ponto de vista do Bentinho, o que não é totalmente fiável. Bentinho vai debater-se com várias dúvidas ao longo da sua vida. O seminário, a paixão pela Capitu e mais tarde os ciúmes e dúvidas em relação a uma suposta traição da Capitu com o seu amigo Escobar. Todas as personagens são importantes para a história e contribuem para uma maior enriquecimento da trama. Nada é deixado ao acaso.

 

 

Somos envolvidos pela história, criamos uma ligação com o autor devido às suas constantes intervenções de forma a despertar o interesse do leitor. Mestre brasileiro na arte da escrita, caro senhor Machado Assis. Os capítulos são tão curtos o que permite maior velocidade no desfolhar das páginas. Não conseguia parar de ler. Foi uma leitura muito rápida apesar de complexa em alguns momentos. Foi uma história que me deixou com vontade de ler mais obras do autor brasileiro. 

 

Então e quem é Dom Casmurro? Acho interessante descobrirem sozinhos. O episódio é curto, mas não deixa de ser curiosa a ligação a toda a história. Fica a minha recomendação obrigatória para os amantes da literatura. Não esperem mais tempo para pegar neste clássico maravilhoso! Adorei!

 

O livro é leitura para Setembro e Outubro do Clube dos Clássicos Vivos. Alguns membros já leram e gostaram imenso. As opiniões não variam muito, sendo uma obra agradável e um autor maravilhoso. Podem acompanhar a discussão AQUI.

2 comentários

Comentar post